sexta-feira, 24 de junho de 2011

Para sua Quermesse: Amendoim doce de microondas

Como é de conhecimento público, a culinária caipira é baseada em amendoim e cachaça. Logo, não poderia faltar uma receita com amendoim, para acompanhar o quentão do meu post anterior. Existe uma infinidade de receitas que poderiam ser colocadas aqui, desde o pé-de-moleque até a paçoquinha, mas pelo fato de (eu não saber nenhuma dessas outras receitas) a maior parte de nossos leitores ainda ser Cozinheiro level 1, darei aqui a receita daqueles amendoins com açúcar que vem em um saquinho de sacolé. Alguns chamam ele de amendoim cri-cri.

Tenho que admitir que apesar de simples, eles são extremamente viciantes e não é possível parar de comê-los enquanto existir algum num raio de 50 metros. Então, para a festinha de São João de hoje a noite, aqui vai uma receita bem rápida desta iguaria: 

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Purê de Batatas do Conan






Este é um purê de batatas criado por Conan - o Bárbaro, na antiga Ciméria. Dizem que desta receita provinha sua força descomunal, porém ainda hoje não se sabe se esta afirmação é verdadeira. O fato é que se trata de uma receita simples e saborosa, utilizada por jovens do mundo todo para impressionar suas garotas em jantares, ou por gordinhos famintos nas madrugadas da vida. Vamos ao que interessa:

Ingredientes:
-
4 ou 5 batatas médias
- 1 ovo
-1 colher de sopa de margarina
(não confundir com sopa de margarina)
- uma bucha de guisado (também conhecido entre os frescos como "carne moída")
-uma cebola pequena
-1 tomate
-1 naco de pimentão
-1 dente de alho
-sal, orégano e pimenta preta a gosto

Modo de Fazer:
Descasque as batatas, corte-as em rodelas e bote-as a cozinhar, sem esquecer de pôr um pouco de sal na água.
Enquanto suas batatas cozinham, pique o pimentão, o tomate, a cebola e o alho, e refogue-os no azeite. Adicione então a bucha de guisado, temperando com o sal, o orégano e a pimenta. Não esqueça de botar um pouco de extrato de tomate para ficar supimpa. Quando estiver pronto, verifique se as batatas estão cozidas. Caso estejam, você já pode botá-las em um recipiente, acrescentar um pouquinho de leite (não muito, senão fica mole igual ao seu pinto), o ovo (cru mesmo) e a margarina. Amasse bem. Cubra com o molho, largue queijo ralado por cima e salsinha picada. Não se surpreenda se após comer sentires vontade de lutar contra monstros e desvirginar donzelas, estes efeitos eram frequentemente sentidos por Conan ao comer este purê.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Para sua Quermesse: O Quentão




As festas juninas tem sua origem na comemoração do solstício de verão do hemisfério norte, que ocorria dia 24 de junho, na época do calendário juliano. Dia em que o deus sol mostra todo o seu poder e proporciona o maior dia do ano.. Oops! Esqueci que essa parte da história foi sobrescrita... Bom, este não é o foco do blog.
Apesar de não ser um frequentador acíduo de quermesses, odiar ser preso em cadeias, não achar graça no casamento da roça e nunca ter pego nada que preste na pescaria; elas tem alguns elementos culinários que são de meu grado (além da banca do beijo, é claro). Neste post vou falar sobre o principal deles: O Quentão!
O quentão, apesar de não ser invenção gaúcha, é muito querido nas noites gélidas aqui do sul. Pois algumas gurias ficam toda eriçadinhas. Ele é facilmente encontrado a venda nos mais diversos locais, mas, geralmente, trata-se de uma calda de bala de uva ou de um troço ruim pra caraleo, com gosto muito forte de cravo ou simplesmente vinho aquecido com cachaça e etc.
Para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que vou postar aqui a receita do quentão da minha mãe! =p

Utensílios:
- Panela meio grande;
- Colher para mexer; //de preferência de pau
- Concha (para servir); //opcional
- Canecas;

Ingredientes:
- +-1 litro de vinho tinto;
- +-1/2 litro de guaraná; //o teor alcoólico vai ser compensado com a canha! =]
- +-1/2 garrafa de canha;
- 1 laranja;
- Açúcar;
- Raiz de gengibre;
- Cravo;
- Canela em pau;

Algoritmo:
Ponha a panela em cima do fogão. =p
Corte a laranja em quatro partes e tire umas lascas da raiz de gengibre. E se fores macho irás provar um naco do gengibre!
Dentro da panela, derrame o vinho, a canha e o guarana.
Ascenda o fogo e ponha os pedaços de laranja, gengibre, canela e alguns cravos.
Ponha um pouco de açúcar. Ah, a quantidade de açúcar depende se o vinho é seco ou suave e do gosto da gurizada...
Deixe no fogo até ferver um pouco... Prove, e complemente com o ingrediente que achas que faltou.
Ferva mais um pouco e pronto. =]

Cuidados:
- Essa joça vai estar no fogo né! Vai estar bem quente! Cuidado pra não se queimar.
- Ao colocar o açúcar, ele irá reagir com o gás do guaraná e gerará uma efervescência... Se a panela for pequena d+, como a tua cabeça, vai derramar essa porra toda!

Dica:
É meio que coisa de fresco, mas fica bom com merengue em cima... Mas daí ponha menos açúcar no quentão!
Se der tempo eu posto uma receita básica de merengue.